top of page

Two Oceans Marathon! Vamos?

Você conhece essa incrível competição?

Baseada em Cape Town (Cidade do Cabo), na África do Sul, a Two Oceans Marathon é uma das ultras mais famosas do planeta, e as belezas naturais ao longo de seus 56 km justificam o título de mais bela maratona do mundo, apesar de algumas outras usarem o mesmo slogan. O evento é composto pela ultra, uma meia-maratona e duas fun-runs, de 2,5 e 5 km. Além das corridas, a prova oferece diversos outros atrativos nos dias que a antecedem.

A PROVA TOMA CONTA DA CIDADE.

A Two Oceans (a cidade do Cabo é banhada pelo oceano Atlântico e pelo Índico, daí o nome) acontece todo sábado de Páscoa, mas na quarta-feira anterior já é possível sentir a atmosfera da prova no ar. Neste dia tem início a Expo, feira de material esportivo e local para registro e retirada dos kits. O fluxo de carros em direção ao centro da cidade se intensifica, e é possível encontrar diversos restaurantes com mensagens de boa sorte aos participantes e oferecendo cardápios especiais de massas e afins aos corredores nos dias que antecedem a corrida.

Na sexta-feira, a clássica sacola verde limão recheada de brindes (de meias a barbeadores, passando por licores), também já podia ser vista em todos os cantos da cidade.

A EXPO, GRANDIOSA.

O movimento de corredores retirando seus kits se inicia já na quarta-feira de manhã, porém a maioria aparece somente na sexta. Após retirarem seus kits, os corredores passam pela ‘esquina' das pesquisas universitárias, onde diversos mestrandos, doutorandos e doutores tentam desesperadamente convencê-los a tomar parte em algum experimento, enquanto participam da prova.

Após desvencilharem-se dos pesquisadores (ou não), os corredores chegam à feira de materiais esportivos, de onde é difícil sair sem algo novo que não estava previsto no orçamento. Ainda dentro da Expo é possível realizar massagens relaxantes ou se informar sobre diversas provas no país.

OUTRA PROVA NA VÉSPERA.

Poucos corredores sabem (mesmo sul-africanos) que a Two Oceans acontece em dois dias. Na véspera, sexta-feira, uma réplica da prova em menor escala é realizada, tanto para a meia, quanto para os 56 km. Isto por dois motivos: primeiro, para possibilitar que o pessoal envolvido diretamente na organização possa também participar; segundo, como a prova é realizada no sábado de Páscoa, vai contra algumas religiões. Como a África do Sul é um apanhado de diversas religiões e culturas, em consideração a estes corredores ocorre a prova de sexta-feira. Esta tradição começou em 1990, a pedido de um corredor próximo dos organizadores, que não podia participar da prova aos sábados por motivos religiosos.

Além disso, na sexta também ocorre a International Friendship Run (Corrida da Amizade Internacional). Apesar do nome, é mais uma caminhada por locais turísticos/históricos do centro da cidade oferecida aos participantes internacionais. Durante o evento, um representante de cada país é chamado para carregar sua bandeira durante a caminhada, que termina no V&A WaterFront, um centro de compras dentro de um porto, com direito a um minicafé da manhã, show musical e transporte de ônibus de volta à Expo. A International Frienship Run é uma cortesia aos estrangeiros (como acontece na Maratona de Nova York), que além de não pagarem a mais, ainda recebem uma camiseta exclusiva.

O GRANDE DIA.

A Two oceans tem seu ponto de início e fim a aproximadamente 2 km de distância ou do outro. Por isso, a prova que começa cedo (a meia maratona larga às 6h00 e a ultra às 6h25) exige que os corredores madruguem para prepararem sua logística. Muitos preferem deixar seus carros na chegada e ir caminhando/aquecendo até a largada.

O FINAL.

Antes de cruzar a linha de chegada, é preciso primeiro vencer os diversos cut-offs ao longo do percurso. Corredores que não forem capazes de passar por pontos de controle intermediários são retirados da prova. Aqueles que passarem por todos os pontos em tempo, porém não consigam passar a linha de chegada antes de o relógio marcar 07:00:00 ainda podem entrar pelo funil de chegada, porém não ganham a medalha.

Cruzando a linha final, os corredores podem optar por ir direto para a tenda de alimentação ou então receber uma rápida massagem. Existe ainda um grande espaço para os estrangeiros e também uma área destinada a alguns grandes clubes. Os corredores que finalizam a prova podem receber os seguintes tipos de medalhas:

Top 10: Medalha de Ouro Sub 4h00: Medlha de Prata Sub 5h00: Medlaha Sainsbury Sub 6h00: Medalha de Bronze Sub 7h00: Medalha Azul

IMPRESSÃO DOS BRASILEIROS

Os brasileiros estão descobrindo a Two Oceans e a percepção geral foi extremamente positiva. Alguns pontos foram apontados por todos: a beleza do lugar e a eficiência da organização. Uma corredora inclusive chegou a se espantar com o excesso de coca-cola oferecida ao longo da corrida. No Brasil não é tão comum oferecer refrigerantes em corridas (em alguns triatlos sim). As massagens oferecidas ao longo do percurso também foram bem-vindas.

A Two Oceans é uma prova memorável. Esperamos com esta matéria conseguir aumentar o número de brasileiros nas próximas provas.Está na hora de encher a Two Oceans de verde e amarelo. A época de março/abril oferece o clima perfeito para o turismo em Cape Town, aliada ao início dos preços de baixa temporada. A cidade e arredores oferecem uma infinidade de atividades antes e após a corrida, e a grande diversidade de distâncias (2,5 - 56 km) garantem desafios compatíveis com qualquer condicionamento. Então, marque a próxima páscoa na sua agenda de provas e nos encontramos na Two Oceans!

Reúna seus amigos, monte sua equipe e deixe o resto com a Versum Viagens!

Conte com a gente e se permita viver mais essa emoção!

Fonte: Revista Contra Relógio

Faça contato: 31-2555.1445 / atendimento@versumviagens.com.br

Facebook.com/versumviagens

Instagram @versumviagens

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page